Translate

Sunday, October 27, 2013

1912-1913-RAIONIOSMO [LUCHISM] (Moscou).

RAIONIOSMO [LUCHISM] (Moscou, 1912-1913). Destaques: LARIONOV, Mikhail, e Natália Gontcharova. Os vanguardistas russos congregavam pequeno de seguidores ao redor de Mikhail Larionov (1881-1964) e Natália Sergeevna Gontcharova (1881-1962), como Aleksey Morgunov (1884-1935), Aleksander Shevchenko (1883-1948), Olga Rozanova (1886-1918), Mikhail Le Dantu (1891-1917) e Ivan Larionov (1873-1918). Os artistas participavam efetivamente do Grupo (Russo) Valete de Diamantes [Bubnovy Valet], que organizou simpósio, com palestras de Vladimir Markov (A Nova Arte e Bases para a Vida) e David Burliuk (O Cubismo), proferidas no saguão do Museu Politécnico (Moscou, dezembro, 1911). Seguiram-se debates, tendo como mediador Piotr Konchalowsky (1876-1956). Natália Gontcharova atacou o conservadorismo do Grupo Valete de Diamantes e anunciou a formação do Grupo Rabo de Burro [Osliny Kvost] (v.). Esta cisão nas vanguardas fez com que inúmeros artistas aderissem ao novo grupo, como Kazimir Malevich (1878-1935), Aleksandr Shevchenko, Aleksandra Ekster (1882-1949), Vladimir Tatlin (1885-1953), Ivan Larionov, Mikhail Le Dantu, Vladimir Maiakowsky (1893-1930), Victor Bart (1867-1956) e Sergey Romanovich (1894-1968). Foi no início do ano de 1912 que Mikhail Larionov criou pinturas dinâmicas, chegando à abstração, entre as melhores e mais originais obras das vanguardas russas. Larionov e Gontcharova, lançaram o Raionismo [Luchism], na primeira mostra do Grupo Alvo (Moscou, 1912-1913). Outro importante participante do grupo Alvo foi Aleksei Nikolaevich Morgunov (1884-1935): mas, Larionov e Gontcharova abandonaram o Alvo, para formarem seu próprio grupo, o Rabo de Burro. O Grupo Rabo de Burro [Osliny Kvost] formou-se oficialmente (12 fev., 1912). Na primeira mostra Larionov expôs 37 pinturas com temas de soldados (11 mar.- 08 abr.). O nome do grupo foi ridicularizado, bem como as pinturas expostas, devido a estética primitives, inclusive na crítica publicada no jornal Golos Moska [Voz de Moscou]. O grupo permaneceu unido, até que Larionov e Gontcharova viajaram para apresentar sua primeira mostra no exterior (Roma, coletiva Futurista, maio; mostra da dupla, Paris, junho, 1914). A pintura no estilo quase Abstrato dos principais artistas do grupo foi inspirada no Futurismo italiano, marcada pelo colorido intenso, bem como pelo dinamismo das pinceladas. Ocorreu em seguida a deflagração da Primeira Guerra Mundial (agosto, 1914-1918), quando Larionov retornou à Rússia, deixando Gontcharova em Paris. Depois de participar do conflito, ser ferido e restabelecer-se, Larionov voltou a Paris, onde a dupla de artistas abandonou a pintura de cavalete. Na França, Larionov e Gontcharova participaram da criação de cenografia e figurinos para os Balés Russos [Ballets Russes], da companhia de seu amigo Sergey Pavlovich Diaghilev (1872-1929), da qual Larionov se tornou o Diretor de Arte (Paris, 1916-1929). REFERÊNCIAS SELECIONADAS: KOVTUN, Y Mikhail Larionov 1881–1963. Cronicle of the artist's life and work. Translated by Paul Williams. Bournemouth: Parkstone Press, 1998. 175p.: il., retrs. , pp. 86-87, 93, 130-140. (Great Painters). KOVTUN, Y. (Introd., documentary material and annotation); BOWLT, J. (Foreword.). The Russian Avant-Garde in the 1920-1930s: Painting. Graphics, Sculpture, Decorative arts from the Russian Museum in St. Petersburg. Bournemouth: Parkstone Publishers. St. Petersburg: Aurora Art Publishers, 1996, 175p.: il., algumas color., p. 100. SHEAD, R. Ballets Russes. Secaucus, New Jersey: Quarto Book, Wellfleet Press, 1989. 192p.: Il,.algumas color.

No comments: