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Thursday, December 15, 2011

IMPRESSIONISMO RUSSO: GRUPO RUSSO TRIÂNGULO (São Petersburgo, 1910).


O Grupo (Russo) Triângulo foi liderado pelo médico e patrono das artes Nicolay Kulbin e se tornou conhecido como o Grupo (Russo) do Impressionismo. O grupo reuniu suas pinturas na única mostra coletiva, a Exposição de Arte Moderna mais conhecida como a Exposição dos Impressionistas, organizada por N. Kulbin e David Burliuk (1882-1967). Participaram Bóris Grigoryev (1886-1939), David Burliuk (1882-1967), Nikolay Burliuk (1890-1920), Aleksandra Ekster (1882-1949) e Mikhail Matiushin (1861-1934), entre vários outros artistas associados a outros grupos, como Elena Guro (1877-1913).

A artista plástica Elena Guro, desenhista, ilustradora e escritora, se tornou conhecida por ter organizado, também sob o patrocínio de N. Kulbin, o Grupo Literário (Russo) Hyleae (São Petersburgo, 1910-1913; v). Guro, que começou a pintar quadros Impressionistas. desenvolveu seu estilo pessoal, associado às formas da natureza, mas sua arte evoluiu para a quase Abstração devido a influência da arte francesa de vanguarda.

Alguns artistas precurssores do Grupo (Russo) do Impressionismo participaram do Grupo (Russo - Soviético) dos Itinerantes, ou, mais precisamente do Grupo (Russo - Soviético) da Sociedade para Mostras Itinerantes de Arte (São Petersburgo, c. 1870-1924; v). Esse grupo independente, com mais de 50 anos de duração, apresentou nas suas mostras pinturas de artistas como Isaac Levitan, de nítida inspiração Impressionista.

O Impressionismo russo carregou as características do movimento francês como o senso de liberdade, o espontaneísmo e as emoções vibrantes expressas em pinceladas vigorosas na paleta leve, no estilo do Plenairismo[Plein Air] ou Ar Livre. Obras de J-F. Millet, Gustave Courbet, Eugène Boudin e Claude Monet, expostas em mostras e salões de colecionadores de arte russos, exerceram marcante influência sobre o estilo do Grupo (Russo) do Impressionismo.As pinturas do Impressionismo russo se inspiraram nos temas das paisagens bucólicas, cenas industrializadas, retratos sensíveis e naturezas-mortas. Muitas das obras celebraram o camponês, o trabalhador e os fazendeiros; outros pintores se dedicaram a pintura de paisagem, da vida familiar e social no país. A arte dos Impressionistas russos visava descrever, com uma paleta romântica e sensível, as vidas de todos os tipos de pessoas do povo russo.

O pintor Impressionista russo Bóris Dmitryievch Grigoryev (1886-1939), publicou seu poema Russia no jornal bilíngüe, russo e americano, Novoye Russkoye Slovo. O poema foi a reflexão da famosa série de pinturas Russia (Raseja Russian: Расея] na qual ele pintou os camponeses e a vida rural do país (1916-1918). Esse álbum lançou o poema de Grigoriev, Aos netos, e recebeu a crítica elogiosa do influente artista Alexandre Benois, organizador do Grupo do Mundo da Arte [Mir Iskusstva], do qual Grigoriev participou. De acordo com Benois, Grigoriev havia mostrado a verdadeira essência do país no período anterior ao da Revolução Russa. Depois de viajar por vários países como a França, a Finlândia, a Alemanha e os Estados Unidos, Grigoriev escreveu o poema America, publicado (America. Russia: A. Klevitsky (ed.), 2003). Grigoriev faleceu em Cagnes-sur-mer (França, 1939; v. Grupo (Russo –Soviético) Mundo da Arte).
 
REFERÊNCIA:

CATÁLOGO. BESSONOVA, M.; PAMFILOV, Y.: WILLIAMS, J. W. Impressionism and Post-impressionism: in The Hermitage, Leningrad and the Pushkin Museum of Fine Arts, The National Gallery of Art, Washington. With introduction by Marina Bessonova and William James Williams. Leningrad: Aurora Art Publishers, 1986. New York: Park Lane, 1989. 336p.: il.
 

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